sexta-feira, 31 de maio de 2013

O BRASIL E OS LIVROS

A educação e a cultura são sem dúvida o caminho para o crescimento saudável de qualquer nação. Segundo diversas estatísticas realizadas, os brasileiros leem muito pouco. Em média, 1,3 livro por ano. Se nesta estatística forem somadas as obras didáticas e pedagógicas, o número sobre para 4,7 – considerado ainda baixo. Entre os leitores, 41% disseram que gostam muito de ler no tempo livre, enquanto 13% admitiram que não gostam de ler de jeito nenhum, 75% disseram que sentem prazer ao ler um livro, mas 22% sustentaram que leem apenas por obrigação. É evidente que em parte o preço dos livros desestimula a leitura, mas por outro lado existem diversos sites que disponibilizam vários títulos gratuitamente. Abaixo uma lista de 13 links de sites de livros grátis para baixar. Espero que gostem. Tem títulos para todos os gostos.

http://www.livrosgratis.com.br

A PENA DE MORTE NO BRASIL

Atualmente a grande maioria dos veículos de comunicação não cansam de exibir o crescente aumento da violência no Brasil. A todo instante nos deparamos com programas de televisão e sites da internet noticiando crimes bárbaros. Vemos também muitos comunicadores acreditarem que uma forma de coibir a violência seria a instituição da pena de morte. Você sabia que no Brasil a pena de morte foi instituída na constituição de 1824? O castigo durou até a proclamação da república, quando foi abolido, sendo a última execução em 1876. O criminoso percorria um longo caminho até o cadafalso, onde era enforcado, e servia de exemplo para todos. Cerca de 90 países ainda aplicam a pena de morte, dentre eles a China, Arábia Saudita, Índia, Ruanda, Egito, Estados Unidos, Vietnã entre outros. Os campeões em numero de execuções são China, Estados Unidos e Irã. E você? acha que este tipo de punição seria capaz de resolver o problema da criminalidade no Brasil?Dê a sua opinião.


quinta-feira, 30 de maio de 2013

O FERIADO DE CORPUS CHRISTI E O ESTADO LAICO 

                                    Hoje é comemorado pela igreja católica o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Representa a última ceia de Jesus com seus apóstolos, onde ele teria mandado que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformaram em seu corpo e seu sangue.
                                       
                                    Mas porque este dia é considerado feriado nacional, se de acordo com a constituição  atual, o Brasil é um Estado laico, que significa que o mesmo não tem religião definida, respeitando todas as manifestações dos credos religiosos. Na minha opinião entendo que isto é no mínimo uma grande contradição. Porém isto pouco importa, porque Jesus Cristo é a maior unanimidade entre todos os credos. Mas, fica a dica: "Se liga Brasil!"


APRESENTAÇÃO

Hoje estou iniciando este blog. Tomei esta iniciativa após ter pensado bastante. A minha intenção é a de postar assuntos diversos, principalmente da atualidade, mas também de tempos passados. Assuntos que sejam interessantes, divertidos, curiosos, educativos e também acadêmicos. Espero que este blog funcione como uma grande troca de experiências, contando com a colaboração de todos, tanto em comentários como também em posts, links e sugestões. Todos os tipos de colaborações serão sempre bem aceitos, principalmente as críticas. Este é o meu primeiro post e aguardem as próximas postagens. Desde já agradeço a todos. Que Deus nos abençoe.