quarta-feira, 9 de abril de 2014

WHATSAPP: O APLICATIVO GRATUITO DE MENSAGENS DE MAIOR SUCESSO ENTRE OS USUÁRIOS DE SMARTPHONES


DESCUBRA COMO FAZER TUDO COM ALGUMAS DICAS E TUTORIAIS

Mensageiro instantâneo móvel mais popular do momento, o WhatsApp é uma plataforma de comunicação que não para de crescer no Brasil e no mundo. Com versões tanto para iOS como para Android, BlackBerry, Windows Phone e até Symbian, o aplicativo virou um verdadeiro sucesso entre usuários de smartphones a partir de 2012. Bastante prático e amigável para o usuário, o WhatsApp é totalmente gratuito e dá ao membro a opção de enviar não apenas mensagens de texto como arquivos multimídia aos contatos que também tenham o aplicativo instalado. Após sua popularização, ele está em boa parte dos chamados telefones inteligentes do Brasil.

Faça o download da versão mais atualizada do Whatsapp para o seu smartphone através do play store (android) ou App Store (Apple). A comunicação gratuita e recheada de opções, como emoticons e criação de bate-papo em grupo, é um atrativo e tanto. Por isso, desde que começou a fazer sucesso, no mês de abril de 2012, até agosto, ou seja, em apenas quatro meses, cresceu de 2 bilhões de mensagens de texto por dia para 10 bilhões.

O aplicativo vem batendo recordes de mensagens trocadas chegando a 18 bilhões. Tanto sucesso, com sua enorme base de milhões de usuários, fez com que o WhatsApp fosse comprado pelo FACEBOOK. Se você já tem o WhatsApp no celular, mas quer aprender alguns truques, ou se ainda é uma das pessoas que só ouvem os amigos falarem do aplicativo, porém não sabe como instalá-lo no seu celular e usá-lo aqui vai algumas dicas para iniciar ou aumentar a experiência do usuário no aplicativo. Confira!

Criação de Conversas em grupo

O WhatsApp para Android oferece uma variedade de comandos acessíveis por meio de um simples toque no botão de menu do seu celular. No Galaxy S3, por exemplo, o toque no botão do lado de esquerdo do smartphone abre uma guia com diversas opções. Uma das principais é a criação de um bate-papo em grupo. Basta tocar em “novo grupo” e as opções de dar um nome e adicionar um ícone a ele serão exibidas. Clique em avançar e depois adicione as pessoas que você deseja incluir. Depois, envie uma mensagem para elas e o chat será exibido normalmente na página principal do seu aplicativo.

Menu acessível por botão do telefone oferece diversas opções (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
Menu acessível por botão do telefone oferece diversas opções (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Bloqueio e desbloqueio de contatos

Outra opção exibida neste menu é a aba “configurações”. Nesta janela, você tem acesso a sete sub-menus. Toque em “contatos” para bloquear ou desbloquear um amigo, enviar convites do Whatsapp para alguém e selecionar a ativação da exibição de todos os seus contatos, mesmo os bloqueados, na lista. Para bloquear algum contato, toque na lista dos bloqueados, que deve estar sem nenhum nome, e selecione-o. Para desbloqueá-lo, vá ao mesmo local e retire-o de lá.

Aba de configurações permite acesso à opções de contatos (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
 Aba de configurações permite acesso à opções de contatos (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
 
Edição de configurações de notificações
 
Ainda nas configurações, é possível também configurar as notificações do WhatsApp, um recurso bastante útil. Basta ir à aba “notificações” para desativar os sons das conversas, selecionar sons de notificação, optar por receber notificações pop-up e alertas vibratórios, além de escolher a cor com que a luz de notificação deve piscar ao receber mensagens. Configurando estas opções, você nunca mais terá que conviver com alertas inesperados em suas conversas no WhatsApp.
 
É possível alterar diversas opções de notificação do WhatsApp (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
É possível alterar diversas opções de notificação do WhatsApp (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
 
Alteração de status
 
O menu configurações ainda oferece outra dica importante: a atualização de seu status no WhatsApp. Não é porque você tem o programa instalado no seu celular que está ali, sempre disponível para conversar, não é mesmo? Por isso, você pode mudar a forma que deseja que seu nome seja exibido para os amigos. Há opções pré-definidas, como “na escola”, “no trabalho” e “a bateria está muito fraca”, além de um retângulo branco na parte superior onde é possível escrever sua própria mensagem. Escolha a sua preferida para aqueles momentos em que não quiser conversar.
 
Atualização de status é fundamental no WhatsApp (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
Atualização de status é fundamental no WhatsApp (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
 
Utilização de emoticons no bate-papo
 
Na janela de bate-papo, também é possível realizar alguns “pequenos truques” para que o seu WhatsApp fique mais divertido. Quando abrir uma conversa com alguém, note que há uma carinha do lado esquerdo inferior da tela. Toque no smile para abrir uma coleção dos emoticons que você pode enviar no bate-papo. As opções são muitas e basta selecionar.
 
Emoticons podem ser enviados em qualquer chat (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
 
Envio de conteúdo multimídia
 
Ainda na janela de bate-papo, note que há um outro ícone na parte superior direita. Toque nele e perceba que é aberto um menu com as opções de compartilhamento de conteúdo multimídia. É possível enviar uma foto de sua galeria, tirar foto com a câmera do celular, mandar um vídeo gravado, gravar uma mensagem de áudio, compartilhar localização e até mesmo enviar dados de um contato de sua agenda. Basta somente selecionar a sua opção preferida para tornar a conversa muito mais interessante.
 
Enviar conteúdo multimídia é um recurso interessante do WhatsApp (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
Enviar conteúdo multimídia é um recurso interessante do WhatsApp (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
 
Fonte: Thiago Barros Para o TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário