quarta-feira, 9 de julho de 2014

Uso intenso do Twitter pode causar problemas no casamento, diz estudo

O uso exagerado do Twitter pode causar gerar bem mais do que apenas conflitos entre os casais, revelou um estudo divulgado nos Estados Unidos nesta quinta-feira (3). Pesquisas anteriores já mostravam como o Facebook podia impactar no casamento e relacionamentos afetivos.

Publicado na revista especializada "Cyberpsychology, Behavior and Social Networking", o estudo mostra que "o uso ativo do Twitter pode gerar muitos conflitos entre casais vinculados à rede social, o que a longo prazo pode levar à infidelidade, à separação e ao divórcio".

O autor da pesquisa, Russell Clayton, da Universidade do Missouri, afirma que a descoberta se soma ao grande número de evidências sobre o lado obscuro das redes sociais e de seu papel nas relações interpessoais. Outro estudo de Clayton, publicado na mesma revista no ano passado, revelou que o uso excessivo de Facebook tinha consequências negativas nos relacionamentos afetivos.

A editora-chefe da revista, Brenda Wiederhold, afirmou que essas pesquisas ressaltam a necessidade de reforçar o estudo do impacto do uso das redes sociais. "Como as pesquisas sobre as redes sociais ainda estão engatinhando, não sabemos se outros meios, como o Instagram, por exemplo, também podem ter um impacto negativo nas relações humanas", escreveu em um comunicado.

Para o estudo sobre o Twitter, os pesquisadores entrevistaram 581 usuários do microblog. As perguntas questionavam sobre a frequência com que usavam a rede social e o tipo de conflito que os usuários enfrentavam com seus parceiros por causa do uso do microblog.

Clayton concluiu que, quanto mais ativo é o usuário do Twitter, maiores as chances de haver conflitos com o companheiro ou companheira por causa da rede social. "Com base nas descobertas dos dois estudos, tanto o Twitter quanto o Facebook têm efeitos nocivos nos casais", escreveu Clayton.


View the original article here

Nenhum comentário:

Postar um comentário